Friday, June 29, 2007

Chegou o iPhone!

Chegou o iPhone... Lá nos Estados Unidos, hoje. Vendo as imagens da internet e da TV, as filas até pareciam as daqui, quando tem um grande show, ou do pessoal esperando atendimento do INSS na madrugada...

No dia 16 de janeiro, eu falava da magnífica apresentação do Steve Jobs, no Apple World, quando ele anunciou o iPhone e dizia que em junho estaria no mercado.

Pois é, ele está no mercado... americano. Quem quiser ter uma degustação, é só ir no site da Apple, em inglês, e passear pelas funcionalidades dessa nova maravilha da tecnologia.

O iPhone, por enquanto, pode ser comprado nas lojas da Apple, pela internet ou via AT&T Cingular, que tem a exclusividade de venda e habilitação. Um plano é de US$ 400 mais um contrato de 2 anos. Tem outro de US$ 600, mas tudo lá nos States. Há previsão de que o iPhone chegue ao Japão e a países da Europa no início de 2008.

A Apple imagina vender 10 milhões de iPhones em 2008. Pode ser, mas, com a limitação de operadoras e a tecnologia proprietária radicalmente diferente, para chegar a esse número é preciso haver o convencimento de uma substancial parcela de compradores que estejam dispostos a pagar uma quantia razoável de dinheiro para ter seu iPhone.

Possível? Claro! É só repetir o script do iPod. E esperar que a concorrência não reaja com produtos à altura.

Que o iPhone é uma ruptura com relação a tudo que já vimos em termos de telefone celular, não há dúvidas. Que é muito mais do que um telefone, idem. Que o Steve Jobs tem o condão mágico da inovação, as provas abundam. Mas existem fracassos também.

O fato é que a Apple joga todas as suas fichas no tal aparelhinho. Dará certo? Ninguém pode prever com certeza.

Eu, particularmente, daqui do Brasil, sem perspectiva de ter um iPhone num futuro próximo, torço que sim. É um conceito novo na área de comunicação pessoal e entretenimento que deve facilitar a vida de seus usuários. E tomara que chegue nossa vez, o mais rápido possível...

No comments: