Saturday, July 14, 2007

Além do Apagão aéreo, Apagão Tecnológico!

Ninguém ainda sabe quem é o mordomo do Apagão Aéreo, ou melhor, o culpado. No post de hoje, vou falar de um pequeno deslize no atendimento ao cliente por conta da GOL.

Quem lê meu blog, pode ter visto meus elogios ao browser Mozilla Firefox, que hoje comanda algo como 1/3 de todas as navegações pela internet. Claro que o tradicional Internet Explorer, da Microsoft, ainda é dominante, por uma boa margem, sobrando umas rebarbas para os demais, incluindo o badalado Opera, o preferido pelos nerds, e o Safari, da Apple.

Dito isso, podemos afirmar que, juntos, o IE e o Firefox têm quase que a totalidade das navegações pela internet, logo os principais sites de comércio eletrônico deveriam funcionar com os dois navegadores. Certo? Errado!

Aqui no Brasil, quem viaja (ou tenta viajar) de avião, também tem como opção principal uma das duas maiores empresas aéreas brasileiras, a GOL e a TAM. Se contarmos a VARIG, comprada pela GOL, temos mais de 90% dos vôos domésticos operados por esse quase duopólio.

Então, juntando a maioria dos internautas com a maioria dos voadores de avião, uma afirmação lógica seria que você pode comprar suas passagens e fazer seu check-in pela internet usando ao menos o IE ou o Firefox. Ou, em último caso, o site deveria ter um aviso explícito que ele é "compatível com IE 5.0 ou superior" ou algo assim.

Pois bem, se você comprou uma passagem na GOL pela internet, e tentou mudar o itinerário ou fazer check-in pela mesma via, é bom ter o IE instalado, ou você vai perder um monte de tempo à frente de seu computador. Pior, se você tentar o chat on-line com os atendentes, eles não vão saber te dar a resposta adequada.

Fim da picada? Não necessariamente. Mas é um fio da meada para tentar demonstrar que, nessa confusão toda que vivem os sofridos passageiros brasileiros, algumas pequenas atitudes podem ser tomadas pelas empresas aéreas para minorar seu sofrimento. Facilitar o check-in pela internet é uma delas.

Com a palavra a GOL Transportes Aéreos.

4 comments:

Anonymous said...

Não é só isso!! Parece que as empresas aéreas fazem um favor ao passageiro... Tente fazer uma compra de passagem na TAM pela internet e tentar depois fazer alguma mexida que dependa da loja da empresa no centro de Curitiba!

Pior que fila do INSS...
Abraço

Anonymous said...

Estou aqui no Afonso Pena, sofrendo com os atrasos da Gol... Lamentável essa empresa!

Os controladores estão errados, a Infraero está errada, a ANAC está errada, mas pouco se fala da irresponsabilidade das empresas aéreas...

Trabalhando no limite da capacidade operacional dos aviões, com uma infra capenga, e o tráfego aumentando, querer melhor??

Somos masoquistas, pronto!

Beijo

Anonymous said...

Se fosse para dar uma nota de 0 a 10 nos sites de comércio eletrônico das empresas aéreas, nenhuma mereceria mais do que um 3... E isso com boa vontade!

Anonymous said...

Orra meu! E o Top Top Top do Marco Aurélio Garcia, que coisa fina, não??