Sunday, June 17, 2007

Download de Vídeos da Internet

Existem, sim, formas de baixar vídeos da internet de sites como o YouTube, MySpace, GoogleVídeo e outros mais. Não são formas rotineiras, e requerem um pouco de atenção. Um que vem resolvendo a questão é o VDownloader, já em sua versão 0.5, e produzida pelo professor Enrique Puertas da Universidad Europea de Madrid.

O VDownloader é uma idéia interessante, que vai ajudar a quem quer aquele vídeo "precioso" armazenado em seu computador. Existem outras opções, mas, na maioria dos casos, são programas pagos e sofisticados, ou então não têm uma fonte reconhecida.

Como neste caso a fonte vemde um professor de TI de uma renomada universidade européia, resolvi testá-lo, com os devidos cuidados, e o resultado não desapontou.

Você precisa ir a http://www.vdownloader.es/ e clicar no botão correspondente. Os arquivos que serão baixados deverão estar em uma pasta .zip, que você deverá extrair e copiar em uma pasta específica de seu computador, como VDownloader, por exemplo. Como são programas executáveis, é melhor guardá-las em uma pasta a ser criada na "Arquivos de Programas", se você tiver o Windows em Português.

A coisa funciona assim: Cada vez que você quer baixar um vídeo dos sites suportados (veja a lista abaixo), você deve abrir a tela principal do VDownloader e copiar o endereço da página do vídeo que lhe interessa e aí o VDownloader vai armazená-lo na pasta que você designar e com o nome que você quiser.

Como ele suporta os formatos de vídeo mais populares da praça, você não deve ter problemas para guardar aqueles vídeos que sempre você pensou em ter.

Mas atenção: é um programa amador, sem nenhuma garantia explícita ou implícita! E ele não inibe o download de arquivos que possam conter cenas de pornografia, de vídeos protegidos por leis de direito autoral. Os sites mais populares -exatamente o alvo do VDownloader- também vão fazendo melhorias de proteção para que esses programas "chupa-cabra" deixem de funcionar. Assim, não se assute se hoje o VDownloader estiver funcionando e daqui a alguns dias, puf!! Parou... Aí é aguardar uma nova versão e seguir em frente.

A criatividade do Professor Enrique Puertas pode ser também checada em seu blog, que está em espanhol, mas é fácil de entender.

Abaixo os portais suportados para download na data deste post e para a versão 0.51.

Boa sorte, e cuidado para não baixar lixo, virus e material protegido por lei!

Como o processo de instalação do VDownloader é um pouquinho mais complicado do que simplesmente baixar o programa da internet, recomendo aos neófitos que busquem ajuda de algum especialista, para evitar problemas.
======================

VDownloader permite que você baixe vídeos do Youtube, Google Video, Metacafe, MySpace, DailyMotion, e muitos outros sites similares, salvando-os nos formatos AVI ou MPG.








Sites suportados*:

· Youtube
· Google Video
· DailyMotion
· MySpace
· Stage6 DivX
· Porkolt
· Metacafe
· Break.com
· 123 Video
· Bolt
· VSocial
· Lulu TV
· Guba


* Para a lista completa, vá a http://www.vdownloader.es/

No comments: