Monday, July 23, 2007

Terminal Guadalupe - Inovando na Distribuição da Arte Musical

Hoje, 23 de julho de 2007, tivemos o prazer de receber no 91 Minutos o Dary Júnior (vocalista Terminal Guadalupe) e o Antonio Júnior, da Polvo, que nos mostraram a inovadora e criativa forma de apresentação do novo album da banda, em pen-drive.


O álbum "A Marcha dos Invisíveis", da banda independente curitibana Terminal Guadalupe, chega com edição promocional e limitada em Memória USB, também conhecida como pen drive. É o primeiro dispositivo (512 MB de capacidade) do gênero lançado por um grupo brasileiro - no exterior, Keane, The Fratellis e White Stripes já utilizaram a nova mídia, enquanto o clássico álbum "Exodus", de Bob Marley, foi reeditado neste formato.


Além dos arquivos de áudio em excelente qualidade (taxa de compressão a 320 kbps), a memória portátil traz vídeos, fotos, papéis de parede, textos e links recomendados. A primeira tiragem vem com caixinha de madeira, proteção de espuma e manual de operação.


Por tudo isso, cada unidade de Memória USB do Terminal Guadalupe vai custar R$100 e será vendida apenas por e-mail. A intenção inicial era – e ainda é, segundo os integrantes do grupo – oferecer uma versão mais simples do pen drive por R$30, mas a banda não conseguiu patrocínio para baratear esta tiragem. Os próprios integrantes bancaram o projeto gráfico e o desenvolvimento do sistema de navegação pelo dispositivo, feito pela agência de comunicação Polvo.


A busca de novas formas de divulgação da arte -não só musical- parece ser inevitável, em tempos de internet. No ano em que mais músicas são vendidas pela web do que em meio físico, (o que ainda não ocorre no Brasil), a forma encontrada pela banda curitibana é bastante criativa e original, em nosso mercado.

O trabalho é de qualidade indiscutível, e sinaliza a busca de novas mídias para apresentar a criação musical. Do ponto de vista de oferecer uma nova opção ao mercado, Terminal Guadalupe sai na frente, no mercado brasileiro.

Interessante notar que o grupo tem perfeita sintonia com o potencial das novas mídias digitais, e, se essa experiência vingar, eles prometem não parar por aí.

Vamos torcer pelo sucesso do grupo!


No comments: