Sunday, May 20, 2007

Sobre Critérios de Indicação de Programas Gratuitos

Estamos no meio de uma série de comentários, no 91 Minutos, sobre diversos tipos de programas de computador gratuitos e com boas funcionalidades. É importante aqui deixar claro os critérios de seleção.

Antes de mais nada, falamos de programas gratuítos, os "freeware", que não requerem qualquer pagamento, atual ou futuro, pelo uso. Nâo estão em pauta os programas "shareware", que você pode usar por algum tempo e depois precisa pagar pela licença; também não consideramos os programas piratas, que podem -tecnicamente- ser baixados ou copiados e vão funcionar, mas estão infringindo leis nacionais e internacionais de direitos autorais. Por óbvio, descartamos nesta série os programas pagos, que poderão ser comentados futuramente, junto com os shareware.

As fontes de seleção são as do próprio comentarista, de "dicas" de ouvintes e, também, de avaliações feitas por livros, revistas e sites especializados, visando dar a nossos ouvintes e leitores do blog uma análise a mais completa possível e, ao mesmo tempo, a mais simples de entender.

Evitamos programas que, embora tecnicamente razoáveis ou até mesmo excelentes, sejam complicados de usar ou que tenham uma base instalada pequena, ou mesmo sua origem não seja minimamente comprovada.

A internet oferece hoje -literalmente- milhões de opções de programas gratuitos. Não seria uma análise individual, mesmo com apoio técnico e interação de ouvintes e leitores, que daria a melhor solução para todos, até porque isso não existe.

A diversidade de ofertas, a forma de utilização, as necessidades de cada um e até mesmo o gosto pessoal fazem com que, para cada indivíduo, seja possível montar um leque específico de alternativas que componham "os melhores" programas, a cada caso.

O que pretendemos fazer, aqui no blog e em nossos bate-papos das segundas-feiras, é oferecer uma visão. A mais simples, a mais descontraída, a mais verdadeira, à luz do comentarista, para aquele momento e para a audiência que tanto nos prestigia.

Para melhorar, é importante que recebamos retorno de nossos ouvintes e leitores. As críticas, especialmente, são sempre muito bem recebidas. As "dicas", idem. Todas servem para aprimorar as informações que disponibilizamos a essa nossa tão divertida comunidade do 91 Minutos.

Em todos os casos, as avaliações e recomendações que fazemos não têm qualquer interesse comercial ou financeiro, pois não recebemos "jabá" para avaliação de produtos e serviços desse fascinante mundo digital. Da mesma forma, nossas avaliações partem sempre de uma soma de experiências profissionais e de condições de uso nossas, de especialistas isentos e, principalmente, de nossa comunidade, que, como nós, estão vivendo, em diferentes gráus, os efeitos dessa fascinante revolução tecnológica.

No comments: