Sunday, May 06, 2007

Bons Programas Grátis

Abaixo uma relação de programas úteis que podem ser utilizados pelos internautas, especialmente pelos ouvintes do 91 Minutos.

Começamos pelo Google Docs And Spreadsheet. É um conjunto de aplicativos de escritório, extremamente potentes, que substituem, na maioria dos casos, os tradicionais Word e Excel. Com a vantagem de ficarem nos servidores do Google, tanto o programa quanto os arquivos. Você pode usá-lo a partir de qualquer computador com acesso à internet, assim como pode usufruir das funcionalidades de colaboração, o que permite que várias pessoas -autorizadas, claro- possam trabalhar simultaneamente em um documento, como, por exemplo, aquela proposta inadiável a um cliente estratégico, quando as pessoas envolvidas estão em lugares diferentes.

O lado dark é que você vai estar aderindo a um serviço dentro das condições do Google, que pode conhecer seus hábitos de navegação e enchê-lo de anúncios de produtos e serviços correlatos. Nada que seja tão sério ao ponto de deixar de usá-lo, mas recomendo que os arquivos, além de residirem no Google, também sejam salvos em seu computador ou em um pen-drive, por segurança.

Ainda na família Google, destacaria os badalados Google Earth e Google Maps. No primeiro, você tem visões da geografia de todo o mundo, alguns em alta definição, como São Paulo, Rio, Brasília e quase toda Curitiba. Nos Estados Unidos, muitas cidades (New York é campeã) possuem vistas em 3D e lá você pode localizar restaurantes, hotéis, teatros, enfim, tudo que a cidade tem a oferecer, e ainda reservar e comprar os bens e serviços. No Google Maps, você tem mapas detalhados de ruas das cidades, inclusive com mão e contra-mão, estradas locais, inter-estaduais e internacionais. É excelente para quem quer se deslocar e organizar seus trajetos.

Por razões óbvias, não são perfeitos. Especialmente em zonas de fronteira, existem cidades com localização errada, como Dionísio Cerqueira, SC, que para o Google, está na Argentina. Mire, muchacho...

Ainda destacando o Google, o GMail para webmail é o melhor da internet no momento. Você precisa mais de convite, apenas de possuir uma conta no Google. E o sempre onipresente entre os internautas brasileiros, o Orkut, a maior comunidade de relacionamento no Brasil.

Em matéria de blog, o Blogger é o mais popular. Se você não tem, faça um. O tutorial é bem explicado, em português, e serve para você se comunicar, postar suas idéias, opiniões, enfim, fazer seu networking.

Se você está cansado dos problemas que seu Internet Explorer vem causando, tente o Firefox. É um browser excelente, alguns furos à frente, e muito mais seguro e fácil de usar. Seus charmes são as abas e os add-ons, as milhares de funcionalidades adicionais que estão disponíveis para você ter o seu browser, único e personalizado. Em alguns casos ele pode não funcionar direito, aí o jeito é apelar para o Explorer, que não deve ser desinstalado.

Em matéria de mensagens instantâneas, o mais popular é o MSN, da Microsoft, que você provavelmente já usa, mais de todo modo o link está aí. Lá você também pode usar o Live Spaces e o ultra popular Hotmail. Mas o campeão é o Skipe, que permite também áudio e vídeo-conferências de alta qualidade, e grátis. Para quem quer mais, é só comprar créditos para poder ligar para qualquer telefone fixo ou celular em quase todos os países do mundo (SkypeOut), ou então comprar números locais em mais de uma região, de modo que possam te chamar fazendo ligações locais (SkypeIn). Para ligações internacionais, é difícil bater o Skype em preço e em qualidade. Já nas ligações locais e interurbanas DDD, a meljor opção fica por conta do Vono, da GVT, que tem tarifas menores, e, entre números Vono ou entre usuários Vono, o serviço é grátis.

Para combater os programas espiões, você pode usar tanto o Spy Sweeper quanto o SpyBot. E o anti-virus gratuito mais eficaz e popular é o AVG. Quase tão completo quanto as suites mais vendidas no mercado, da McAffee e da Symantec. Mas se seu problema é aquela enxurrada de e-mails com porcarias, os terríveis spams, tente o POPFile, meio complicadinho de usar mas muito eficaz.

Para quem quer A enciclopédia, vá de Wikipedia em múltiplas linguas. O link aqui é para a enciclopédia em português do Brasil. É muito abrangente e tem o conceito da enciclopédia colaborativa, onde você mesmo pode ser autor de verbetes ou adicionar suas definições. Como tudo que é aberto, cuidado! Muitas definições não são precisas, embora um gripo de internautas procure zelar pela integridade de seu conteúdo. Dada a abrangência e a dinamicidade da Wikipedia, suas vantagens são muito maiores que suas desvantagens. Está sempre atualizada, tem múltiplas vezes a quantidade de verbetes de uma enciclopédia impressa e é muito mais rica, na medida em que conta com a colaboração de milhões de sabichões. A desvantagem, que está vinculada ao leque de vantagem, é exatamente a sua diversidade e a possibilidade de imprecisões. Mas, assim como a democracia, ainda não se inventou uma enciclopédia melhor do que essa.

Quer saber dos vôos nacionais, em tempo de apagão aéreo? Então use esse site da Infraero que vai dar o retrato dos vôos nos principais aeroportos brasileiros, em tempo -quase- real.

Eu gosto muito do programa de previsão de tempo do Weather Channel. Você baixa uma vez e depois pode saber a previsão do tempo atual, hora a hora pelas próximas 30 horas, ou para os próximos 10 dias , em milhares de cidades do mundo. Eu tenho esse programa sempre ativo no meu desktop e é meu guia do tempo.

Por hoje fico por aqui. Para o 91 Minutos de 14/05 de 2007, continuaremos com mais novidades. Se você quer dar suas sugestões, escreva para tecnologia@sigma.com.br. Críticas também valem.

5 comments:

Anonymous said...

Olá Guy!!
Há um ano atrás, mais ou menos, o IDG Now, do site Uol, publicou uma matéria com muitos programas gratuitos em diversas áreas. Mais precisamente no dia 26/04/2006. Se puder, dê uma olhadinha. Me interessei especialmente pelo Parental Filter. Por enquanto minha pequena não lê, mas dentro em breve sei que posso precisar. Abraços!!

Anonymous said...

Olá Guy!
Parabéns pela sua participação no 91 minutos. Uma sugestão de serviço gratuito pela web é o yousendit (www.yousendit.com), que serve para enviar e-mails com anexos de até 100Mb.
Um grande abraço!

Unknown said...

Fabi,

Paar quem tem pequenos em casa (já digitais, claro), todo cuidado é pouco... Mas sem neura, pois ela deverá ser mais natural com os dispositivos digitais do que você imagina. Um programa de controle é bom e o Parental Filter é uma de muitas ferramentas disponíveis. Vou colocar esse tema em pauta no 91 Minutos.

Obrigado, abraço!
Guy

Unknown said...

Misael,

O YouSendIt é bom para quem precisa de anexos muito grandes. Existem outros que permitem anexos enormes também.
O que eu recomendaria -e nem sempre faço- é que, antes de usar qualquer programa grátis, devemos ler o contrato de adesão com a maior atenção, para não estarmos, em troca do uso gratuito de uma facilidade cool, abrindo mão de dados pessoais nossos que não desejamos.

Abraço,
Guy

Unknown said...

Bom dia Guy,
Por favor, quais seriam outros programas onde poderiamos utilizar p/ anexar arquivos grandes.
Abraços,
gsasaoka