Monday, May 14, 2007

Bons Programas Grátis III - Imagens e Sons

O 91 Minutos de 21/05 aborda alguns bons programas para quem quer tratar, armazenar e partilhar imagens de fotos e arquivos de som.

Começamos pelos programas de organização e exibição de imagens. Normalmente, ao comprar uma câmera digital de fotos ou vídeos, você recebe junto programas para organizar, exibir e, em alguns casos, fazer pequenas edições dos arquivos. A primeira coisa que eles normalmente pedem é o registro do programa, e depois que você permita que esse programa seja o exibidor padrão para seu computador. Eu não recomendo o uso de nenhum deles, pois, embora teoricamente de boa origem, eles são apenas um acessório para ajudar a manter a fidelidade do cliente à marca do produto. Muitas vezes, esses programas deixam de receber atualizações do fabricante, e esse é o motivo principal para você nem instalá-los.

O campeão de audiência e de avaliações para imagens de fotos é o Picasa 2.5, do Google. Com mais de 100 milhões de downloads, é, em sua mais recente versão, muito fácil de usar. Tem uma versão em português muito bem trabalhada. Eu particularmente gosto da maneira como o Picasa organiza as fotos e as exibe, e até mesmo de suas modestas capacidades de edição, que servem para um quebra-galho rápido. A parte de compartilhamento de imagens com amigos é muito interessante.

Para quem quer ter na sua imagem de desktop as suas fotos preferidas, que possam ser facilmente incluidas, alteradas e modificadas mas, especialmente, possam ser exibidas como papel de parede, uma boa opção é o Webshots Desktop, da Webshots. Tem versões Mac e Windows, e é bem fácil de usar, embora ainda não disponha de versão em português. É indicado para quem quer ter suas fotos como elemento principal de decoração e de recordação como um papel de parede dinâmico.

O PreClick Photo Organizer, em sua versão Gold, é bem interessante, com bons recursos de compartilhamento, criação de legendas e de exibições de slides, a partir do computador ou da TV. Também disponível só em inglês. Sua versão paga oferece recursos adicionais, mas não justificam a compra.

Quando chegamos ao mundo do áudio, temos excelentes players no mercado, desde os mais populares Windows Media Player, em sua versão 11, que vem junto com o Windows e a versão grátis do Quicktime, da Apple, são excelente produtos que são bem completos para tocar músicas com qualidade profissional e exibir vídeos em vários formatos. O Winamp é também destaque para quem quer algo independente dos grandes fabricantes e com recursos mais transados, como a grande variedade de "skins", aqueles efeitos visuais que acompanham a música.

Um bom programa para edição de áudio é o Audacity, que tem versões Windows, Mac e Linux. A versão 1.2.6 é bastante estável e mostra muitos recursos de edição de áudio, gravações ao vivo, conversão de fitas e discos analógicos, e arquivos digitais, inclusive entre os formatos MP3 e WAV, os mais usados. É fácil de usar mesmo para amadores que pretendem criar efeitos especiais, cortar, copiar, dividir e mixar sons com qualidade quase profissional, dentre outros.

Para quem domina o inglês, e tem facilidade com o uso de recursos de edição, pode ser uma boa usar a versão 1.3.3 beta, só em inglês, liberada sexta passada, 18/05/2007.

Para quem curte música mas tem dificuldade de entender a letra, e tem o Windows Media Player, o iTunes ou o Winamp uma boa extensão é o Vaga-Lume, que tem milhares de letras de músicas brasileiras, que podem ser baixadas para exibição sincronizada com suas músicas prediletas. O que o diferencia dos outros buscadores de letras existentes é exatamente a disponibilidade de letras de músicas brasileiras. Junto com a letra, o Vaga-Lume mostra foto do artista, se disponível, além de botões que permitem o envio da letra por e-mail ou para impressão.