Monday, November 06, 2006

Papi Noel Chegando II: Câmeras Fotográficas e Filmadoras Digitais

No 91 Minutos de hoje, cobrimos 4 grupos de produtos, aparentemente sem nada a ver mas que, com um pouquinho de análise, podem ter alguma superposição. Vamos começar com a s câmeras e as filmadoras digitais, e em outra postagem, os tocadores de mp3 e os celulares.

As câmeras digitais estão cada vez com mais megapixels e menos reais. Enquanto no começo do ano as top de linha eram de 4 a 5 Mp, agora o mercado já oferece como referência as câmeras de 6 e 7Mp, indo até 10 e 12Mp, mesmo nas máquinas compactas, ditas populares. Na faixa de R$600 a R$ 1.500 você encontra quase todas elas.

O segredo principal dessas maravilhas da eletrônica está na qualidade das lentes. As lentes Zeiss, Nikkor e Canon normalmente são muito boas, e equipam muitos modelos com preços atraentes. Uma boa pedida é um zoom ótico maior que o padrão de 3x. Hoje já existem vários modelos com zoom 10x (ótico), que permitem desde fotos panorâmicas (grande angular) até as com teleobjetiva, catando o detalhe de um objeto ou pessoa bem longe. É preferível pagar mais pela lente do que por mais megapixel, pois a maioria das fotos acabam ficando ou no computador ou sendo impressas em tamanho não maior do que 20x30cm. Aí qualquer coisa acima de 5 Mp serve como resolução máxima.

Se você optar por uma lente com zoom ótico maior que 5, prefira as máquinas que tenham um software estabilizador de imagem, para que o detalhe daquela ave rara que você está vendo à distância não saia tremida. E note que existem muitos tipos de aves raras, especialmente no verão...

Prepare para gastar uma meia centena de reais em um cartão de memória de uns 2 Gigabytes, para poder armazenar bastante coisas, e também invista em um tripé pequeno e uma boa bolsa para carregar tudo isso. Claro, um carregador de bateria vem junto, mas é bom ter uma bateria extra, para não ficar "na mão" bem na hora que o disco voador aparecer.

Esgotado o tema? Claro que não! Vou dar mais uma dica: se você não faz muitos filmes nem faz questão de exibí-los com freqüência para os amigos, nem pensa em lotas o YouTube com seus vídeos favoritos, use sua câmera digital como filmadora. Ela vai ter talvez 80 a 90% de todos os recursos que você vai precisar e a filmadora é dispensável.

As filmadoras digitais são indicadas para os diretores de cinema amador que acreditam mais no movimento do que na imagem estática. Tem muita coisa boa no mercado, na faixa de 2 a 4 mil reais. Lentes são fundamentais, e faça um teste, antes de comprar, filmando objetos parados (um quadro, por exemplo), de várias distâncias, aproximando e afastando com o zoom; depois vá para fora e comece a filmar o ceu e paisagens, vendo como a câmera resolve as mudanças bruscas de luminosidade e distância.

O peso também deve ser levado em conta. Com os acessórios, elas podem pesar e cansar suas mãos e braços de artista. se você não for saindo sempre por aí atrás da cena, no melhor estilo de repórteres policiais, pense em um tripezinho para produções mais contidas.

O meio de armazenamanto também é importante: as máquinas com memória flash são limitadas em tempo de gravação, embora algumas tenham a possibilidade de troca quando o cartão fica cheio. Outras trazem a gravação em CD, DVD ou variações mini dessas mídias. Eu não gosto muito, pois eles dão mais defeitos e aí você perde todo o seu trabalho. Se couber no seu orçamento, prefira um modelo com HD interno (dico magnético, como so computadores). Com 20 a 40 Gb você tem espaço para filmar muita coisa em qualidade boa (a imagem, o enredo fica por conta de seus dotes fellinianos).

Mas, sobretudo pense antes de iunvestir numa filmadora digital, pois eu conheço muito pouca gente que tem e usa de modo a justificar o investimento. Normalmente, após a febre inicial, ela vai para o fundo de um armário e às vezes até fica esquecida na casa de um amigo que pode nunca mais devolver.

No comments: