Saturday, November 18, 2006

Computadores Chegando IV - Laptops e Desktops

Comprar um computador estalando de novo no Natal -ou esperar que o Papai Noel o traga em seu saco- pode ser uma boa. afinal, com a queda de preços da ordem de 30% ou mais, de janeiro para cá, e a incorporação de processadores de 64 bits, pode ter chegado a hora.

Aliás, a diferença de preços entre um laptop e um desktop de mesma configuração vem caindo a cada dia, e já é possível achar muito notebook bem configurado na faixa de R$ 3.000.

Mas... vale a pena? Pense bem, antes de comprar. A Microsoft libera agora no final do ano o Windows Vista, o novo sistema operacional que vai substituir o XP, e ele vai requerer bem mais capacidade de memória e processador. Mas, para o Papai Noel, as máquinas com Vista estarão apenas no estoque de alguns fabricantes e para vendas corporativas. As pessoas físicas vão ter que e´sperar até o início do ano, bem depois que as renas do bom velhinho estiverem repusando, depois de árduo trabalho pelos céus do mundo.

Falando em renas e Papai Noel, será que eles têm algum seguro contra o apagão aéreo? Perguntem ao ministro Waldir Pires...Voltando aos computadores: Se você é do time do Linux, pode comprar sem susto as configurações que lhe atraem e cabem no seu bolso, pois não haverá problemas de performance. Já no caso do Vista, três recomendações: (1) nem pensar em ter máquina com menos de 1Gb de memória e (2) com um bom processador de, no mínimo, 2GHz, de preferência, de 64 bits; (3) verifique, se você vai comprar uma máquina ainda com o XP se o fornecedor assegura a migração para o Vista sem custo. Se essas premissas não forem verdadeiras, tirem o encargo do Papai Noel e deixem que o coelhinho da Páscoa cuide do seu novo computador, e, até lá, conviva com a sua tranqueira velha mesmo.

Boas compras!

1 comment:

Anonymous said...

Aproveitando o assunto faço aqui uma pergunta, hoje eu já poderia ao invés de usar um laptop, utilizar um HD externo contendo meus softwares conectá-lo na USB de um desktop no cliente e deixar de utilizar meu lap top.
MEU E-mail : jolusouza@yahoo.com