Monday, November 06, 2006

Papai Noel Chegando III - mp3 e Celulares

O Natal de 2006 vai ver um monte de aparelhos portáteis de mp3 saindo das prateleiras. Finalmente eles estão com preços atraentes e existe opção inteligente à dicotomia anterior do qualidade iPod x o resto da bagulhada.

Embora a maquininha da Apple continue sendo o ícone de desejo de 101 em 100 curtidores de música -e é, com efeito, a melhor solução em termos de qualidade, ergonomia e design- já existem no mercado soluções de tocadores bem transados, a preço bem inferior e com algumas funcionalidades a mais, que no iPod você só encontra como desconfortáveis opcionais, tipo um gravador de voz ou um rádio FM.

Mas já que é para fazer a festa, escolha um tocador mp3 do tamanho de seu bolso mas com a maior capacidade de armazenamento de dados. Se puder, esqueça os modelos que oferecem Megabytes, mesmo que muitos, e faça a incursão no terreno dos Gigabytes. Um bom número é 2Gb, 4Gb é ótimo e 8Gb é excelente. Tudo isso com memória flash. Os que têm disco magnético são muito grandes e pesados, além de drenarem a energia das baterias.

E lembre-se. Mesmo com o iPod campeão das preferências, ele é também o preferido dos ladrões. Portanto, se você pretende usá-lo muito em lugares que são points de trombadinhas e trombadões, pense duas vezes. E trocar o fone de ouvido original por outro, só para disfarçar, você perde em qualidade.

os celulares, o jogo precisa ser jogado com as operadoras que, nessa época do ano, fazem tudo para conquistar ou manter o cliente. O padrão para os telefones celulares no Brasil vai mesmo ficar com o GSM, para a geração atual, agora que a Vivo começa discretamente a oferecer as duas opções. Mas pense em três grandes grupos: o modelito básico, que faz você falar com os amigos e mandar uns torpedos; os incrementados, mas ainda em essência telefones, que têm câmeras digitais que podem tirar fotos e fazer filmes curtos de emergência, e até mesmo tocar mp3, e finalmente os híbridos, que têm muitas funções de computadores, com um miniteclado e tela um pouco maior. Esses últimos podem, em muitos casos, substituir seu celular e seu laptop. Pense nisso para você ou peça ao seu chefe para onsiderar maior mobilidade e produtividade. Assim como o iPod para música, o "must" dos celulares híbridos é o Blackberry, da canadense Research In Motion.

As operadoras oferecem agora bons pacotes, comparados com os de alguns meses atrás, mas os preços para muito tráfego de dados ainda são exorbitantes. O dia que as opoeradoras resolverem praticar preços internacionais, o tráfego vai se multiplicar várias vezes e a receita vai subir. E a rede -o principal investimento- estão aí, disponíveis e ociosas.

Verifique com sua operadora se você já não tem créditos fidelizados. Você pode ter direito a trocar "de mano" o seu velho tijolão por um daqueles sofisticados que aparecem nos anúncios de revistas e TV que são oferecidos por artistas famosos. Mas atenção: aquela gata maravilhosa ou o galã da novela não são oferecidos nem como opcionais.

Boas compras!

2 comments:

Anonymous said...

E o Zune da Microsoft? Não é uma opção mais inteligente, por permitir troca de arquivos?

Unknown said...

Eu vi algumas avaliações do Zune e todas convergem para essa única "vantagem", que acaba sendo prejudicada por todas as outras do iTunes, como a loja (lá fora), o design mais atraente, o design, a navegação (difícil no Zune) e a compatibilidade (no Zune, se você tem músicas compradas do MSN, ele não vai carregar!)

E as vendas estão bem devagar. A Microsoft vai ter que correr muito, não só para chegar no iPod, mas para bater centenas de produtos que chegam ao mercado com propostas menos elitistas, mas assim mesmo de qualidade.