Monday, August 28, 2006

Profissões Quentes em TI - Versão 2006

Nossos ouvintes mais jovens, em vias de entrar decidir por uma profissão, ou então aqueles que buscam uma mudança de rumos, com freqüência nos perguntam sobre perspectivas na área de TI.

O mercado, longe de estar saturado, requer mais e mais profissionais qualificados. O que vem mudando rapidamente é o perfil desses profissionais.

Sabemos que a internet vem revolucionando o mundo, e, pasmem, só vimos o começo. As grandes mudanças ainda estão por acontecer, e aí surgem as oportunidades.

Um grande problema hoje que aflige quem quer ter conteúdo na web é como prender a atenção do internauta certo. Para tanto, precisamos ter sites, portais, blogs que sejam agradáveis no visual, fáceis de navegar e cujo conteúdo esteja sempre à mão, atualizado, correto e inteligível.

Isso demanda perfís de profissionais que há poucos anos ou não existiam ou eram pouco valorizados. Falo dos Web Designers (os que cuidam da estrutura e do visual), dos Content Managers (os gestores de conteúdo) e, para estruturas mais complexas, os Web Architects (arquitetos da internet).

Notem que os nomes aparecem em inglês, e aí vai uma provocação: os nomes estão em inglês não por frescura ou sofisticação. Uma diferença entre os que terão caminho aberto e os que serão atores secundários está no domínio do idioma inglês, para os primeiros. E não apenas um inglês básico, ou técnico. Quanto mais fluente, melhor. Até que o mandarim tome conta do mundo dos negócios, o inglês será a lingua-franca da internet.

Ainda há bom espaço para programadores, em especial nas linguagens Java (apliacações na internet) e C e C++ (games). Essa área de games vem crescendo muito, e parece que os dispositivos portáteis, desde os celulares até os palmtops e mesmo os players de música estarão conectando cada vez mais jogadores. Aqui no Brasil o fenômeno ainda não é sentido por causa de custos elevados, no caso dos celulares, e poucos usuários plugados, no caso de palmtops e players. Mas é uma questão de tempo...

Existem bons cursos de formação presenciais, mas não dá para esquecer as ofertas de ensino à distância, via internet. Embora relativamente novos, tem muita coisa boa na praça, tanto no Brasil como no exterior.

Eu, se fosse começar hoje, iria direto para uma alternativa da internet, certificando-me da sua qualidade. Dá para ganhar muito tempo e escolher entre as melhores ofertas no mundo.

Tuesday, August 08, 2006

Joga.com - Uma Ousada Aposta Para Cativar Cliente

A Nike, gigante de material esportivo e, dentre outros atributos, patrocinadora de nossa tão criticada seleção de futebol e de seus principais e desbotados craques, criou uma comunidade para a Copa e depois, a "Joga Bonito" (www.joga.com) e que está ligada ao Google e Orkut. A idéia é promover trocas e edições de vídeos e aúdios sobre futebol (tem coisas incríveis!).

Eles fizeram isso para se contrapor à Adidas, que conseguiu exclusividade para os comerciais da Copa na TV americana, e também para entender o gosto dos internautas, quase sempre compradores ávidos de grife. A aposta óbvia é que o Brasil provavelmente seria hexa, mas, com o fracasso da turma do Parreira, está havendo uma grande pichação aos jogadores e comissão técnica, mas até agora a Nike parece que não sofreu muito.

Interessante que é uma nova forma de "orkut", não patrocinado mas incentivado por uma empresa enorme que tem interesses comerciais e está deixando sua platéia brincar com conteudo, inclusive aqueles proprietários dela, Nike. Ela acha que tem muito a aprender com essa turma.

Será que finalmente os consumidores terão voz ativa? Aguardem... Novas experiências estão no ar, como a da BBC britânica, tradicional empresa da área de comunicação que busca, na internet, ajustar sua programação ao humor e à criatividade de seus ouvintes.

Quem sabe um dia não fazemos algo parecido no 91 Minutos?

Segurança Na Internet - As Novas Ameaças

O ouvinte Luiz Carlos faz uma interessante observação sobre a segurança na internet, em especial das máquinas equipadas com sistema operacional Linux, em tese menos vulneráveis que as com Windows.

O software livre já foi tema mais de uma vez no 96/91 Minutos, e será abordado de forma recorrente no programa.

A abordagem do ouvinte é interessante e pertinente, da segurança x sw livre. De fato, usuários Linux têm menos problemas com virus, nem tanto pela estrutura do Linux e mais pela falta de apetite dos bandidos. Mas existem, sim, reports de virus em Linux, em MacOSX e até em celulares com outros sistemas operacionais, como o Symbian.

Já os spywares, potencialmente mais letais, independem de sistemas operacionais. Ao se instalarem em sua máquina (geralmente um arquivo texto que dá acesso a seus dados, na forma de um "cookie"), eles abrem a porta ao mundo dos hackers e piratas, que vão pilotando seus hábitos, seus acessos e até chupando dados pessoais como CPF, cartões de crédito e por aí vai.

Não se iludam: Se alguém fizer um computador de 128 bits no processador, com criptografia hiper-chaveada (o que quer que seja isso...) e um sistema operacional de 10 camadas (?), logo aparecem os bandidos.

O Windows Vista, inicialmente programado para setembro, foi adiado para janeiro de 2007 e agora a data é "quando estiver pronto" já teve seu código pirateado em suas versões beta e os virus, worms, spywares e o que valha, estão aí para quem quiser pegar o código e aperfeiçoar. Os ataques começaram menos de 1 semana depois do lançamento do primeiro código beta, de testes...

No caso do Linux, em suas várias distribuições, a coisa também pega. Se você tem, por exemplo, uma versão Red Hat (a mais robusta e popular) e usa o Open Office em seu laptop e ainda o Firefox como browser, você está em risco, embora moderado em relação ao Windows. O que ocorre é que, mais vulnerável, o Windows dispôe de mais e mais sofisticadas ferramentas de blindagem. É uma guerra que não tem prazo para terminar.

Outro dia, eu esperava um avião em Congonhas e abri meu laptop para colocar o trabalho em dia e, ao conectá-lo à internet sem fio, meu anti-spyware detectou uma tentativa de acesso a meu micro através da conexão bluetooth... Como essa ligação sem fio é de curto alcance, suponho que meu inimigo estivesse na mesma sala que eu. Esse tipo de tentativa de acesso vem independente de sistema operacional. Minha "camisinha digital", no caso, funcionou muito bem. Mas, até quando??

Por quê está crescendo tanto o numero de virus e trojans?

O ouvinte Anderson pergunta, por e-mail:
"Por quê está crescendo tanto o numero de virus e trojans?
Eu recebo por dia no minimo uns 20 tipos de emails, cartões, fotos, etc todos com virus."


São vários os motivos, Anderson, mas os principais são:
1- Cresce o número de interanautas, hoje mais de 1 bilhão; crescem juntos os malfeitores
2- A internet é, por natureza, aberta e quase anárquica, o que dificulta controle
3- O e-mail é fácil de replicar, e compra-se listas com milhões de contas por poucos reais, e o "efeito pirâmide" aqui aparece de forma avassaladora
4- 90% ou mais dos usuários têm o Windows, o que faz o alvo ainda mais atraente. Isso não quer dizer que quem está com outro sistema operacional está livre de virus, trojans, spyware, etc.. O software é, por natureza, imperfeito e sempre há um modo de torná-lo vulnerável. Questão de prioridade e de escala para os criminosos.

Uma alternativa para você não receber tanto lixo é mudar de vez em quando seu endereço eletrônico. É uma dica simples, mas eficaz. Dá um pequeno transtorno, mas no fim seus amigos de verdade se acostumam. Outra coisa: use sempre programas anti-virus e anti-spyware, além de, preferencialmente, usar um provedor de internet que te dê um filtro anti-spam.

Monday, August 07, 2006

Atualizações Críticas do Windows: Mais uma "Super-Terça"

Dia 8 de agosto é importante para todos os usuários do Windows XP e do Office: A Microsoft solta nada menos que 12 atualizações críticas, e que devem ser baixadas imediatamente.
Se você não tem a opção de atualização automática (a mais recomendável), abra amanhã seu Internet Explorer e, na opção "Ferramentas", clique em "Windows Update" e siga as instruções.
A má notícia é que, enquanto escrevo esta postagem, estamos nós, usuários Windows, em um limite alto de exposição aos virus, espiões e outros males da internet; a boa notícia é que, se sobrevivermos, amanhã estaremos bem mais seguros. Mas isso dura um mês. Na 2a terça-feira de setembro, tem que fazer tudo de novo, e assim todo mês. É a política da Microsoft e é recomendável segui-la.
As atualizações são gratuitas para todos os usuários com licenças válidas.