Tuesday, August 08, 2006

Joga.com - Uma Ousada Aposta Para Cativar Cliente

A Nike, gigante de material esportivo e, dentre outros atributos, patrocinadora de nossa tão criticada seleção de futebol e de seus principais e desbotados craques, criou uma comunidade para a Copa e depois, a "Joga Bonito" (www.joga.com) e que está ligada ao Google e Orkut. A idéia é promover trocas e edições de vídeos e aúdios sobre futebol (tem coisas incríveis!).

Eles fizeram isso para se contrapor à Adidas, que conseguiu exclusividade para os comerciais da Copa na TV americana, e também para entender o gosto dos internautas, quase sempre compradores ávidos de grife. A aposta óbvia é que o Brasil provavelmente seria hexa, mas, com o fracasso da turma do Parreira, está havendo uma grande pichação aos jogadores e comissão técnica, mas até agora a Nike parece que não sofreu muito.

Interessante que é uma nova forma de "orkut", não patrocinado mas incentivado por uma empresa enorme que tem interesses comerciais e está deixando sua platéia brincar com conteudo, inclusive aqueles proprietários dela, Nike. Ela acha que tem muito a aprender com essa turma.

Será que finalmente os consumidores terão voz ativa? Aguardem... Novas experiências estão no ar, como a da BBC britânica, tradicional empresa da área de comunicação que busca, na internet, ajustar sua programação ao humor e à criatividade de seus ouvintes.

Quem sabe um dia não fazemos algo parecido no 91 Minutos?

No comments: