Tuesday, August 08, 2006

Por quê está crescendo tanto o numero de virus e trojans?

O ouvinte Anderson pergunta, por e-mail:
"Por quê está crescendo tanto o numero de virus e trojans?
Eu recebo por dia no minimo uns 20 tipos de emails, cartões, fotos, etc todos com virus."


São vários os motivos, Anderson, mas os principais são:
1- Cresce o número de interanautas, hoje mais de 1 bilhão; crescem juntos os malfeitores
2- A internet é, por natureza, aberta e quase anárquica, o que dificulta controle
3- O e-mail é fácil de replicar, e compra-se listas com milhões de contas por poucos reais, e o "efeito pirâmide" aqui aparece de forma avassaladora
4- 90% ou mais dos usuários têm o Windows, o que faz o alvo ainda mais atraente. Isso não quer dizer que quem está com outro sistema operacional está livre de virus, trojans, spyware, etc.. O software é, por natureza, imperfeito e sempre há um modo de torná-lo vulnerável. Questão de prioridade e de escala para os criminosos.

Uma alternativa para você não receber tanto lixo é mudar de vez em quando seu endereço eletrônico. É uma dica simples, mas eficaz. Dá um pequeno transtorno, mas no fim seus amigos de verdade se acostumam. Outra coisa: use sempre programas anti-virus e anti-spyware, além de, preferencialmente, usar um provedor de internet que te dê um filtro anti-spam.

2 comments:

Anonymous said...

Esse lance de virus para mim é coisa do Bill Gates, que quer dominar o mundo. Aí ele pode cobrar cada vez mais caro pelos infames produtos dele...

Abraço, parabéns pelo 91 Min

Anonymous said...

Guy, acho inviável ficar trocando de email periodicamente. Claro que os amigos podem acostumar com isso, mas acho muito chato.
Acho que a melhor solução é ter um bom anti-spam.
Eu por exemplo só uso um client de email (o Thinderbird) no trabalho, ele tem um anti-spam bacana. Mas me acostumei (MUITO) a usar webmail. Em casa só uso webmail. Os problemas com spams sao bem menores, afinal uso principalemente Gmail e Yahoo, ambos com excelentes anti-spams. Cancelei meu Hotmail pq vinha milhoes de vezes o mesmo tipo de mensagem que eu ja havia marcado como spam, ou seja, serviço muito ruim do Hotmail. E o pessoal mais ingênuo por aí não consegue distinguir um bom serviço de email.