Wednesday, December 06, 2006

Telefonia IP - Mais simples do que parece

Responda rápido:

1- Você tem banda larga em casa ou no escritório?
2- Você conhece/usa o Skype, o Google Talk, o Vono ou outro programa de conversa VoIP pelo computador?
3- Você faz muitas ligações DDD ou DDI e não agüenta a fatura de sua operadora de telefonia?
4- Você acha incômodo ficar falando do computador, usando aqueles desconfortáveis fones de ouvido?

Então, se você respondeu "sim" às perguntas acima, usamos as palavras do sábio "seu" Creysson, do Casseta & Planeta: "seus pobremas si acabário-se!"

É só ligar um roteador VoIP em um ponto de rede qualquer, e a esse roteador ligar um aparelho telefônico normal, com ou sem fio. Depois você cadastra um número local (ou mais de um, se quiser), em um desses serviços, e fala grátis entre assinantes desse serviço, ou pagando tarifas módicas para ligações distantes.

Eu gosto muito do serviço da Vono, uma subsidiária da GVT. Além de falar Vono-Vono grátis, agora você também pode falar Vono-Skype grátis; de Vono para clientes GVT a tarifa é uma fração de uma ligação local.

Vono e os demais serviços também têm tarifas locais para ligações entre uma montanha de cidades (verifique a lista, antes de contratar).

Se suas ligações são majoritariamente dentro do Brasil, provavelmente os serviços da Vono, ou do UOL, acabam sendo mais baratos; inversamente, se você abusa das ligações internacionais, então o Google Talk, o Skype ou o Yahoo! saem mais em conta.

A qualidade da voz é excepcional, incrivelmente limpa, dependendo, claro, se você e seu interlocutor não estiverem roucos...

Outra alternativa mais convencional é ofertado pelas operadoras de TV a cabo, NET à frente. Ai você simplesmente espeta um modem em seu cabo, faz um contrato com uma operadora de telefonia e ganha um número local. A qualidade é muito boa também, as tarifas são normalmente menores do que as cobradas pelas operadoras convencionais.

Dentre os inconvenientes de todas as ofertas de VoIP, uma delas é que você tem que deixar a conexão internet sempre ligada. No caso de uma chuva forte de verão que derrube a energia, ou naqueles dias de manutenção da rede elétrica,você fica "na mão".

É verdade que, nesses casos, em situações de emergência, você sempre pode apelar para seu celular. Outra pedida é não cancelar a assinatura de sua linha fixa, simplesmente reduzir as ligações. Faça as contas e avalie a melhor opção com o risco adequado.

Outra limitação na maioria das ofertas é a impossibilidade de ligar para números especiais de serviços, como o 156, 151, e tantos outros. As ligações pagas para 0300 também têm limitações.

O fato é que você pode -e deve- considerar as alternativas. A economia é grande, na maioria dos casos estudados.

A tendência da telefonia VoIP é tomar conta do mercado, e as operadoras ou mudam ou vão ter sérios problemas. De outro lado, se você tiver em mente que esses serviços hoje ofertados ainda representam o início do uso da tecnologia VoIP e que, portanto, não são substitutos plenos da telefonia fixa, você pode concluir se, no seu caso, vale a pena o passo.

Eu, de minha parte, já uso há tempos serviços VoIP, tanto em casa quanto no trabalho. A economia é bem grande. Não eliminei os serviços convencionais, mas a conta reduziu bastante.

E gastar menos para poder usar mais e melhor não é uma opção ruim, vocês não acham?

4 comments:

Anonymous said...

Comente sobre regulação dos serviços VoIP, por favor. Será que um dia os governos não vão colocar tantas regras que o serviço acaba ficando mais caro?

Anonymous said...

Guy, atenção a alguns termos técnicos: o equipamento que permite conectar um aparelho de telefone normal à sua conexão banda larga é o MTA (Multi-Mídia Terminal Adapter) ou ATA (Analog Terminal Adapter), ou ainda CPG (Customer Premisses Gateway), dependendo da toplogia e tecnologia VoIP utilizada. O roteador é um equipamento que faz interconexão de redes IP. O roteador que estamos mais acostumados a ver são alguns modelos de modem ADSL (os ADSL Routers), mas no mundo IP fora da sua casa existem milhares deles com a função de fazer os "famigerados pacotes IP" chegarem ao lugar certo na vastidão da internet.”

Unknown said...

Caro Rossandro,

Grato por seu comentário. Ele é bem preciso e ilustrativo. No blog, como o público médio é leigo, falar em termos muito técnicos pode causar efeito contrário ao esperado.

Esse caso em pauta, o que faltou dizer é que o roteador para telefones VoIP no mercado já incorporam um ATA. É o que acontece com os modelos que compramos para uso aqui e em nossas filiais. São roteadores que você pode usar em saídas cabeadas ou sem fio (WiFi) e também para a conexão de um telefone ´comum. Tanto as funções wireless como as de conversão de/para IP são feitas na mesma caixinha.

Sua intervenção é interessante e levanta até alguns pontos adicionais, que se referem à caracterização de um produto. Cada vez mais essas caixinhas digitais contêm um crescente leque de funcionalidades, e às vezes nós acabamos comprando coisas à mais.

Por exemplo, eu já vi gente assinando serviços de ADSL que vem o Modem grátis (que tem o roteador incorporado) e o vendedor, de malícia, empurra mais um roteador para o incauto. Isso aí já deu briga feia no PROCON e tem gente aí que vai acabar levando uma baita multa.

Mas isso é outra história.

De todo modo, obrigado por sua contribuição!

Abraço,

Fer said...

Olá,
Foi lançado recentemente um PABX capaz de integrar-se ao SKYPE, permitindo que telefones comuns possam fazer chamadas para contatos SKYPE ou para outros telefones através da rede SKYPE. As chamadas podem ser realizadas, atendidas, colocadas em espera, transferidas de forma extamente igual as da rede de telefonia convencional. O custo é muito baixo e se paga rápido, rápido.
Veja: www.safesoft.com.br/pabx/