Monday, October 16, 2006

WebMail ou ClientMail?

A Beatriz manda um e-mail onde defende o uso de bons webmails disponíveis no mercado, que vou partilhar com vocês e comentar:

"Guy, acho inviável ficar trocando de email periodicamente. Claro que os amigos podem acostumar com isso, mas acho muito chato.
Acho que a melhor solução é ter um bom anti-spam.
Eu por exemplo só uso um client de email (o Thunderbird) no trabalho, ele tem um anti-spam bacana. Mas me acostumei (MUITO) a usar webmail. Em casa só uso webmail. Os problemas com spams sao bem menores, afinal uso principalemente Gmail e Yahoo, ambos com excelentes anti-spams. Cancelei meu Hotmail pq vinha milhoes de vezes o mesmo tipo de mensagem que eu ja havia marcado como spam, ou seja, serviço muito ruim do Hotmail. E o pessoal mais ingênuo por aí não consegue distinguir um bom serviço de email."


A Beatriz tem razão em suas colocações, e o webmail já é dominante entre os produtos e serviços de e-mail. Para uso individual, é imbatível, em especial o GMail e o Yahoo!. O Hotmail da Microsoft poderia fazer seu dever de casa um pouco melhor e preservar a segurança e a privacidade de seus usuários.

Para usuários corporativos, a coisa pode ser um pouco diferente, todavia. Muitas empresas preferem o ClientMail (normalmente Exchange/Outlook, ou Oracle Collaboration Suite, dentre os mais requisitados) por estratégias empresariais de TI. É mais fácil manter uma rede de mensagens com os clientes administrados internamente. Mas mesmo nesses casos, o usuário remoto vai acessar seus correios por webmail, quando fora da rede corporativa.

O que me intriga nesses WebMail (eu os uso, inclusive para comunicações neste blog) é que, além do tráfego que Google, Yahoo! e Microsoft geram, e com isso receitas gordas de anúncios dirigidos, devemos nós, meros usuários, estar abrindo mão de nossa privacidade. Os esquemas de monitoramento de tráfego, de data-mining e mesmo de ação predadora não podem ser subestimados. Posso estar enganado. Vou continuar usando, mas... com um pé atrás.

No comments: